O que é Outbound Marketing?

Atualmente a ferramenta mais falada no mundo do marketing é o famoso Inbound Marketing, pois tem se fortalecido cada vez mais por gerar resultados mais eficazes por um menor custo, trazendo leads qualificados no processo de venda.

Porém em meio a este cenário, uma outra estratégia de marketing, considerada ultrapassada por muitos profissionais da área, mas que nunca é extinta, pois ainda é utilizada por muitas empresas. Chamada Outbound Marketing, antes de nos aprofundar nele, precisamos ter em mente o que ele significa e o quanto pode ser útil utilizar essa ferramenta nas vendas.

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing utiliza a forma mais tradicional na etapa de prospecção. Onde a marca é mais ativa e está sempre em busca de novos leads, já no Inbound a marca cria conteúdos relevantes que atraiam seu público alvo. Resumindo o Outbound marketing vai atrás dos seus leads.

Etapas do Outbound

O Outbound Marketing, inicia a partir de uma pesquisa do possível comprador, se dá através de um e-mail ou ligação, varia muito do tipo de cliente ou do ramo que você está atuando. É nessa etapa que se tem o primeiro contato com o target, identificando suas principais carências. Esse processo pode se tornar longo dependendo do mercado que está trabalhando, mas é preciso ter paciência e saber lidar com situações negativas que podem surgir ao decorrer do processo.

Se esta etapa for bem planejada, poderá gerar bons resultados futuramente.

Basicamente as etapas do Outbound Marketing, se dá com PesquisaProspecçãoNutrição com Contato HumanoApresentaçãoNegociaçãoFechamento da Venda.

Prospecção

É nessa etapa que é realizado uma análise dos possíveis compradores, falamos sobre prospecção no artigo Como Melhorar a Prospecção de Clientes. Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto tão importante no mundo das vendas.

Nutrição

A nutrição é começo do relacionamento com o lead, porque é a base para entender a carência do seu possível comprador, nessa etapa é necessária ter uma boa estratégia para não perder o lead.

Apresentação

Após ter realizado todas as etapas anteriores, chegou o momento de se apresentar para o seu agora prospects, considerado com um maior potencial para comprar,  apresentando soluções para as carências identificadas.

Negociação

A etapa mais complicada, onde se exige um bom diálogo e estratégia para convencer seu possível cliente, e realizar o fechamento da venda.

 

Esperamos ter ajudado a conhecer mais sobre a estratégia Outbound, lembre-se que para utilizar essa estratégia, necessita de um gerenciamento bem estruturado na equipe de vendas e bons investimentos. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais dicas como essa. Ótimas vendas!

Você encontra esse artigo com um maior aprofundamento no site agrega vendas.

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Matheus

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