Dicas de Vendas Casadas

Vvenda-casadaendas casadas são aquelas em que o consumidor é obrigado a levar outro produto ao comprar algum item em um estabelecimento. Esse tipo de venda, na qual o fornecedor impõe ao consumidor a compra de uma quantia mínima de produto ou serviço a ser adquirido, é vedada por lei.

O comerciante que adotar essa prática está realizando algo extremamente abusivo e interesseiro. Esse tipo de acontecimento é algo considerado criem e que vai totalmente contra as concepções estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

O cliente que conhece esse tipo de venda nunca irá aceitar esse tipo de imposição. Mesmo que ele não a conheça, de fato agirá com estranhamento ao passar por esse tipo de situação.

Como as vendas casadas não são algo aceito legalmente, o vendedor deve encontrar outros meios de realizar o seu negócio, tornando-o mais lucrativo.

Por isso, listamos algumas dicas de como fazer com que o cliente leve algo a mais, além daquilo que ele já está adquirindo, sem que seja necessário obriga-lo a nada. Você verá que é possível convencer o consumidor a comprar sem que seja necessário tomar medidas drásticas.

Elabore promoções

A primeira dica é, talvez, a que melhor funciona para fazer com que o cliente compre algo além do que ele inicialmente procurava. Ao realizar promoções, você tem algo a oferecer ao cliente quando este já estiver pronto para fechar a compra.

É nesse momento que você pode sugerir algum produto que esteja com desconto ou, ainda, dizer que com a compra do item que o cliente já está levando mais algum outro produto, a compra final sai com um preço mais em conta.

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Lembre-se sempre de sugerir produtos que sejam relevantes e utilitários, e não qualquer item sem grande importância.

Promoções não costumam falhar quando o assunto é persuadir o cliente a comprar mais. Saiba negociar o preço final, fazendo com que o cliente acaba por optar a levar aquilo que ele, inicialmente, não tinha interesse.

Exponha benefícios

O ideal é fazer com que o cliente leve mais produtos do que ele inicialmente levaria, certo? A maioria dos clientes são exigentes e não irão levar algo para casa que seja banal e sem utilidade.

Pensando nisso, é importante que o vendedor venda benefícios de seus produtos e não apenas características. Enalteça um produto e tente fazer com que o cliente passe a imaginar-se com aquele produto.

Os benefícios convencem, mas é necessário saber como expor esses aspectos aos clientes, sem que isso pareça ser interesseiro demais. O importante é fazer com que o cliente acredite de que aquilo é realmente útil para ele naquele momento.

Facilite o processo

Para que o cliente se sinta convencido a comprar mais alguns itens da sua empresa, ele precisa ter em mente que o processo de fechamento será simples e rápido.

Por isso, torne-se sempre disponível e tire todas as dúvidas do cliente. Dialogue com ele e faça parecer que todos os processos na sua empresa ocorrem de forma simples, rápida e segura.

Ninguém gosta de burocracia, a qual pode ser um grande desânimo para seus clientes.

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Professor Portare

Junior Portare trabalha orgulhosamente com vendas desde os 11 anos e é autor do Blog Como Vender Bem. É palestrante nacional de vendas e o objetivo deste Blog é divulgar técnicas e comportamentos de vendas com a missão de ajudar a tornar os vendedores brasileiros cada vez mais profissionais.

Website: http://comovenderbem.com.br/

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