Como Vender Mais e Melhor

Como Vender MaisNão existe fórmulas mágicas e receitas de bolo que te ensinam como vender mais e melhor. Existem, no entanto, algumas dicas que devem ser assimiladas e que podem ser colocadas em prática, tudo dependendo do tipo do seu negócio e demais fatores específicos.

Dentre os aspectos tidos como essenciais para ter sucesso na área de vendas, a organização e a disciplina são os que devem estar em destaque. Cada ação de geração de leads, cada oportunidade e ciclo de vendas deve ser controlado com muita organização e disciplina.

Para que você consiga vender cada vez mais e melhor, é preciso ter conhecimento de três principais assuntos:

Mercado-alvo, qualificação de oportunidades e acompanhamento da evolução dessas oportunidades.

Por último, ressaltamos a importância do processo de industrialização de vendas. Adote essas medidas no seu mercado e passe a vender mais.

Primeiro passo: defina do mercado-alvo

A definição do mercado-alvo, os que são ideais para seus produtos e serviços, é essencial para que o vendedor possa adequar e otimizar seu trabalho. Realizando esse passo, os esforços de geração de leads e customização ocorrem de uma maneira mais efetiva.

Após isso, é possível focar em outros mercados-alvo. Antes de mais nada, consolide em um grupo, para depois apropriar-se de novos territórios e passar a dar novas investidas.

Uma boa razão para focar sua a

tenção em definir os mercados-alvo (além da qualificação de oportunidades, como veremos no próximo tópico) é pelo motivo de que o cliente sempre adquire produtos a partir de suas próprias razões e motivos, e não pelas do vendedor.

Segundo passo: qualifique as oportunidades

 

Como Vender Mais e Melhor

Para ser um bom vendedor, é necessário descartar as oportunidades ruins, focando sua atenção apenas na que apresentam mais chances de gerar algum resultado à empresa.

Terceiro passo: acompanhe a evolução das oportunidades, através do “funil de vendas”.

Essa última fase é tão importante quanto as outras duas anteriores.

Acompanhar a evolução das oportunidades através do “funil de vendas” é fundamental e você pode realizar esse controle de forma simplificada e interna, principalmente porque existem ferramentas próprias para isso (CRM).

Não se trata apenas de documentar esses processos de vendas, mas sim utilizar inteligência que se obtém com o decorrer do tempo, principalmente a partir desse controle. Dessa forma, é possível detectar quaisquer desvios que ocorrerem eventualmente.

O processo de vendas ocorre evolutivamente e, por conta disso, irá variar de empresa para empresa. Esse processo, de uma forma geral, vai da fase de atendimento das necessidades do cliente, indo até a apresentação da proposta de solução, processo negocial e, por fim, fechamento.

O empreendedor deve saber monitorar esse processo e documentar quaisquer desvios que ocorrem no decorrer do caminho, propondo soluções para os eventuais problemas que surgirem.

Processo de industrialização

Por fim, vale a pena ressaltar que utilizar um “processo de industrialização” de vendas é uma forma única de conseguir controlar a performance da empresa e da equipe comercial, de um jeito eficaz e adequada.

Lembre-se sempre de traçar metas e moldar projetos. É a partir desses pequenos atos que as mudanças que você deseja ver em seu negócio irão se realizar.

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Professor Portare

Junior Portare trabalha orgulhosamente com vendas desde os 11 anos e é autor do Blog Como Vender Bem. É palestrante nacional de vendas e o objetivo deste Blog é divulgar técnicas e comportamentos de vendas com a missão de ajudar a tornar os vendedores brasileiros cada vez mais profissionais.

Website: http://comovenderbem.com.br/

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