5 Dicas Para Arrasar Como Vendedor Externo

Como Vender BemO vendedor externo é responsável por realizar atividades que estão ligadas à venda de produtos e/ou serviços, em campo, na rua, dentro da “casa” do cliente.

Trata-se de uma atividade muito desafiante que só é realizada com maestria por poucos.

Esse profissional é encarregado de entrar em contato, visitar e entrevistar seus clientes.

Tudo isso com o objetivo de negociar o preço, prazo, condições de pagamento de seu produto ou serviço.

As vendas externas são excelentes formas de travar um contato mais próximo com o público-alvo, além de aumentar o faturamento da empresa e da renda dos vendedores.

Para ter sucesso com os clientes, o vendedor deve saber aborda-los em seus ambientes, por isso a boa comunicação é essencial.

 

As Top Características Que o Vendedor Externo Precisa Ter

Para ter sucesso nessa área, o vendedor externo precisa ter algumas características, principalmente habilidade em demonstrar seus produtos.

Além disso, é necessário estar sempre avaliando o perfil dos clientes e ter muito “jogo de cintura” para fechar os melhores contratos de vendas.

Conhecendo essas características, o próximo passo é saber aplica-las da melhor forma.

Para ser um vendedor externo de sucesso, leia as nossas dicas a seguir.

1# Causar Uma Boa Impressão

Todo vendedor precisa causar uma boa impressão e, como diz o ditado, a primeira é a que fica.

Por isso, invista na sua aparência (pode parecer algo superficial, mas é importante parecer ser alguém sério e profissional), no seu cheiro,  no hálito etc.

Esteja sempre bem vestido, de preferência com roupas discretas e “parecidas” com o tipo de roupa que o seu cliente vai estar vestido ao encontrar com você. 

Além da aparência, outro aspecto que está incluído na apresentação é a sua comunicação e a forma que você aborda o cliente.

Sua fala deve ser polida e o diálogo no mesmo nível do cliente.

Como sempre digo em minhas palestras de vendas, os clientes formam a primeira impressão sobre nós vendedores nos oito primeiros segundos. Daí vem a importância:

Do Sorriso de Gratidão

No momento em que encontrar o cliente e ao despedir-se dele.

De Olhar no Olho do Cliente

Que é fundamental para estabelecer um sentimento de confiança entre ele e você.

O Correto Aperto Na Mão

Do cliente fará com ele sinta-se acolhido e também que você se importa com ele. Escrevi neste artigo sobre uma Técnica Para Apertar Corretamente A Mão do Cliente. Tomara que você goste.

De Chamar o Cliente Pelo Nome   

Segundo Zig Ziglar, um mestre em vendas e relacionamento, o nome da pessoa tem o mais doce som aos seus ouvidos. 

2# Saber Falar do Seu Produto ou Serviço

É imprescindível que o vendedor conheça muito bem o produto que está vendendo.

Deve ser do conhecimento do vendedor todas as funcionalidades, qualidades, pontos positivos e negativos (honestidade é essencial).

Foque sempre nos benefícios que o produto irá trazer ao cliente e não apenas em suas características.

Saiba tudo sobre o seu produto ou serviço e como ele pode ajudar o seu cliente a ganhar mais dinheiro e dê um show de apresentação.

3# Ter Um Bom Relacionamento Com os Clientes

Essa talvez seja uma das principais características que um vendedor externo precisa ter.

Para ter sucesso nas vendas, é necessário conhecer bem o seu cliente e travar um bom diálogo com ele.

Utilize técnicas para melhorar seu carisma e aumentar seu magnetismo pessoal.

Mais à frente, vamos falar de técnicas como o rapport, por exemplo, que farão com que o cliente goste cada vez mais de você.

Saiba esclarecer todas as dúvidas que surgirem e transmita sempre confiança ao seu cliente.

4# Saber Negociar

Outra grande característica do vendedor externo é a negociação. Além de uma boa apresentação do produto, o fechamento deve ser impecável.

Para isso, é necessário conhecer técnicas de negociação, sempre focadas no seu mercado.

5# De Olho No Relógio

Todo vendedor passa por dias corridos, aqueles em que é necessário correr contra o relógio.

Um exemplo de dia assim é quando a maioria das visitas do dia já estão agendadas, sendo grande parte delas o primeiro contato que o vendedor faz com o cliente.

Assim, o peso de ter uma boa apresentação e ser pontual é ainda mais perceptível.

Por isso, tome muito cuidado com o seu tempo, planeje-se bem e sempre avalie quanto tempo tem disponível para cada cliente.

Crie um cronograma e trace uma rota; as vezes você pode dar sorte de ter vários clientes em uma mesma região.

Desejo que estas sem dicas para você arrasar como vendedor externo.

Aproveite que está aqui e nos deixe saber através dos comentários abaixo, as ideias que você utiliza no seu dia a dia de vendas externas e claro, nas internas também.

Um grande abraço em você!  Excelentes vendas. 🙂 

Comentários

Comentários

Professor Portare

Junior Portare trabalha orgulhosamente com vendas desde os 11 anos e é autor do Blog Como Vender Bem. É palestrante nacional de vendas e o objetivo deste Blog é divulgar técnicas e comportamentos de vendas com a missão de ajudar a tornar os vendedores brasileiros cada vez mais profissionais.

Website: http://comovenderbem.com.br/

35 Comentários

  1. Walter Carreri

    Oi professor. Pode me ajudar com dicas? Vou pra fora do país vender alimentos. Trabalho numa empresa que lida com comércio internacional e vou ter que desbravar o mercado: correr atrás de contatos (não conheço ninguém no país que vou), verificar redes de mercados, distribuidoras e etc. Como procurar os contatos? Como abordar os clientes?

  2. Alexandre

    Olá professor.
    Fui promovido à vendedor externo,
    Eu era promotor de vendas na mesma empresa .estou muito feliz e ansioso ,quero faze um bom trabalho, preciso fazer um bom trabalho, na sua vaga experiência qual dica daria a mim que vou entrar nesse ramo.
    Desde de já agradeço. ???

  3. Professor, esse ano completo 42 anos de idade, e só agora a 1mes que me dei conta que nasci para vendas externas, amo o que faço. Já tentei um pouco de tudo até ser Padre, hoje encontrei meu lugar ao sol, vou buscar apr7morar a cada dia. Abraço.

    • Puxa Jaderson, suas palavras me emocionam. Isso aí meu amigo. Aprimore-se a cada dia. Técnica é tudo. Um grande abraço e muito, muito + $ucesso.

  4. Edilson

    Olá professor Parabéns.
    Eu tenho uma entrevista amanhã para me tornar um vendedor externo.
    Vou usar essas dicas na prática.
    Muito obrigado professor e muito obrigado a todos pelas dicas maravilhosa.
    Deus continue abençoando a todos.

    • Oi Edilson! Muito obrigado pelo carinho das palavras. Demorei um pouco para responder os últimos comentários… esses dias estão corridos.
      ô meu amigo, vai firme na área de vendas externas. Sou super incentivador porque vejo meus alunos e clientes se dando super bem.
      Manda notícias se deu certo a entrevista e se não deu, o que anda fazendo.
      Grande abraço!

  5. Breno ramon

    Bom dia junior portare, amigo eu nunca trabalhei com vendas, e eu conseguie uma entrevista de emprego graças a deus… Bom pra vc, como faço pra da uma boa empreção na minha entrevista, adorei sua dicas obg

    • Oi Breno meu amigo, que pena que demorei para responder os comentários! mas me conta, como se saiu? deu certo? e se não deu, já está indo atrás de novas oportunidades! vá para vendas meu amigo. O dinheiro está lá 😉 ABração

  6. Oscar Marques da Silva

    Olá professor, não tenho experiência com vendas, mas estou tentando conseguir uma vaga de vendedor de bebidas.

    • Oi Oscar, tudo joinha? me conta se deu certo a vaga de vendedor de bebidas? meu amigo, se pudesse dar um conselho à alguém, esse conselho seria
      justamente esse: vá para vendas externas ou internas, tanto faz. Mas comece em vendas… 🙂 manda notícias. Um super abraço

  7. Andrei Carniel

    Artigo muito bom, parabéns professor..Eu investi em uma fábrica de chinelos, estou conseguindo fazer algumas vendas mas ainda me enrosco quando entro nas lojas para oferecer meu produto.. alguma dica para isso? Obrigado, forte abraço.

    • Oi Andrei! Parabéns pela coragem. Sabe, quando montei meu negócio também passei pelo que vc está passando. Depois que as coisas se estabilizaram,
      acabei me tornando o melhor vendedor e tenho certeza, de que depois que você passar pela grande correria que é o começo, vai achar graça desse
      período que está vivendo. Tô por aqui torcendo por vc. Manda notícias. Um abraço e boas vendas!!!

  8. priscila

    ola bom diaa gosteii muitoo dessas dicas consegui arrumar um emprego de vendedor externo mais nunca trabalhei disso tenho 20 anos ! gostaria de saber como faço pra começar

    • Oi Priscila! já te vejo lá em cima. Os grandes executivos de empresas e os grandes empresarios quase todos trabalharam em vendas. Aprenda o maximo possivel sobre os produtos (ou servicos) que vende. Aprenda sobre gente (leia “como fazer amigos e influenciar pessoas”) e estabeleca metas para vc como qtd de ligacaoes por dia, visitas, etc. etc…. Estou aqui com o coracao cheio de vontade de que vc arrebente e sei que vai. Muito mais sucesso e um abracao grandao em vc 🙂

    • Lil

      Oi priscila, você é de Brasilia?

  9. Dorgival Santino

    Olá a todos estou entrando no ramo de vendedor externo pra mim é uma nova experiência, espero conseguir com fé em Deus

    • Olá DS, muito obrigado por seu comentario. Meu amigo, vai pra cima. Procura ler tudo que possa a respeito de gente e a respeito de vendas. estabeleça metas de ligacoes, visitas, estudos, etc. Vendas pode te dar o que nenhuma outra profissao te dará. Capricha que estou aqui torcendo por ti. Se joga. Aprenda tudo sobre produto, cliente, concorrente e pessoas e detone! SUper abraco e muito mais sucesso em sua vida!

  10. Paulo Ricardo

    Gostei professor parabéns. E pra quem quer começar, quem não tem experiência o que faço?

    • Oi Paulo, muito obrigado pelo carinho das palavras. Meu amigo, se motive e comece com o que você. Se não tiver nada, comece mesmo assim. Se jogue de cabeça, peça ajuda dos colegas, leia bastante, vá fazer cursos e entenda tudo do seu produto e de gente. Aprenda sobre como fazer amigos e influenciar pessoas na internet. Vendas mudam as vidas das pessoas. Levo uma boa vida e graças a vendas isso eh possivel e DESEJO DO FUNDO DA ALMA que voce arrebente, Paulo. Estou por aqui torcendo por ti meu amigo. Abraço e muito + $ucesso.

  11. Elvis lima

    Ser vendedor e a arte de cativar e conduzir o cliente para melhor escolha,em uma compra,sou vendedor a 10 anos e sempre consigo bater e muitas vezes dobrar minha meta!

    • Excelente Elvis. Que maravilha saber das suas metas. Compartilhe sempre suas vitórias com a gente. Um abração bem grandão em ti.

  12. leonardo gama e silva

    ola a todos estou tentando entra nessa ramo de vendas //vai ser uma nova experiencia pra min e tenho fe em deus que eu vou consegui

    • Vai firme Leonardo. O lindo em vendas é que a gente mesmo faz nosso salário. Desejo muito, muito sucesso nesta empreitada, meu amigo. Um abração bem grandão em você. BOns negócios. 🙂

  13. Karla

    Concordo com o Sr. Geraldo, é uma grande exploração um vendedor externo não receber nada de ajuda de custo, e muito menos de alimentação. Mas é assim que somos tratados, por isso que muitos acham a profissão muito difícil e logo desistem.

    • Cleuton

      Concordo, trabalho a três anos e sem registro, só comissão. ……as empresas deveriam olhar mais pra esse lado, até porquê, somos sua extensão. …

      Cleuton Silva

      • É mesmo Cleuton, concordo com você! Enquanto não enxergam direito nosso trabalho, bora vender meu amigo. Um abração bem grandão em você e boas vendas 🙂

  14. Bom dia Professor Portare.
    Trabalho com Design, onde possuo um Home Office, onde acredito que aprendi durante esse tempo a ter um bom relacionamento com meus clientes.
    Sinto muita vontade de trabalhar com vendas e deixar meu trabalho atual como segunda renda.
    Como fazer para iniciar no ramo de vendas.

  15. edson

    olá, dicas muitos interessantes pra mim que estou ingressando agora na area de vendas, pretendo atingir minhas metas com dedicação e conhecimento do meu produto. se tiver alguns slides sobre vendas por favor me enviem!!!

  16. Silmara vataro

    Gostaria muito em entra nesse ramo de vendas externas. ..Faço curso de gestão comercial…mas nunca trabalhei nessa área gostaria de saber como iniciar nessa área..sem ter experiência.
    Trabalho na área de produção…em uma empresa que vem crescendo muito…e gostaria em poder crescer junto com ela..

    • Silmara, muito obrigado por seu comentário. Vendas é a profissão que te dá mais liberdade de horário, de fazer seu próprio salário e de gerar muito valor para você e para a empresa…. Entre e permaneça por este caminha maravilhoso das vendas. Abração!

    • Cícero

      Boa tarde silmara e muito bom porque temos uma vida boa trabalhando pra gente mesmo etc

  17. O vendedor externo precisa ter uma meta e a sua meta principal deve o de quanto de salário ele quer ganhar, e para ele ter um bom salário ele precisa ter uma boa carteira de cliente equivalente aquele valor
    estipulado por ele, e para isso é preciso fé, garra, determinação e
    sonhos a serem realizados, por favor me ajude se eu estiver errado e
    peço opiniões e sugestões

    • Excelente comentário Manoel. Nós vendedores somos movidos por metas. Muito obrigado por comentar. Comente sempre. :-))

  18. geralddo vieira de carvalho

    Concordo plenamente no que foi relatado me corrija
    se estou errado.foi falado de aparência,maneira de se vestir,pontualidade, conhecer o produto que está vendendo, honestidade, bom relacionamento com
    cliente etc. sou vendedor a bastante tempo cada vendedor tem sua maneira de abordagem. claro se tratando de vendas temos que ter um certo cuidado na abordagem.para não cometer erros curriqueiros. eu particularmente não posso reclamar da área de vendas até porque conquistei alguma coisa. hoje está um pouco mais difícil porque as empresas não
    vem oferecendo estimulo nenhum para os profissionais de vendas, tem algumas não dar nem a juda de custo para o profissional,se locomover maioria das vezes o profissional deixa de trabalhar por falta de ter o dinheiro para ir trabalhar até mesmo fazer um lanhe como esse profissional pode produzir ou trazer resultados para empresa se já sai de casa sem condição nenhuma para trabalhar esse é meu comentário. desde já estou ao seu inteiro dispor.Geraldo Vieira de Carvalho

    • E-x-c-e-l-e-n-t-e-!-!
      Nem uma vírgula a acrescentar Geraldo. Ótima visão do nosso trabalho de vendedores que somos.
      Obrigado por participar.
      JR Portare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *